skip to Main Content
(84) 99105-5087 contato@clinicaaisimedeiros.com.br
Por Que Tem Um Mês Dedicado A Prevenção Ao Suicídio?

Por que tem um mês dedicado a prevenção ao suicídio?

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras ONGs organizam a campanha nacional “Setembro Amarelo”. Mas você sabe o porquê tem um mês inteiro dedicado a essa causa?

Setembro foi escolhido como o mês da campanha, pois o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e preservação a vida, tendo seu início em 2015 e segue até hoje em todo o mundo.

Durante todo o mês acontece várias ações de conscientização: palestras, panfletagem, iluminação de locais públicos com a cor da campanha, e o mais recente, lives nas redes sociais falando sobre a causa, tendo em vista o momento de pandemia em que ainda vivemos.

Leia Mais: Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. A nível mundial, todos os anos cerca de 800 mil pessoas tiraram a própria a vida.

Um levantamento feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) indica que entre 2006 e 2015 houve um aumento de 24% nos casos de suicídio entre jovens brasileiros, dos 10 aos 19 anos. E para evitar que tragédias como essas aconteçam mais e mais, a campanha Setembro Amarelo surgiu, com objetivo principal de prevenir e reduzir esses números.

Precisou de ajuda? Ligue 188.

Caso você esteja passando por um momento difícil, com pensamentos obscuros, tendo crises de ansiedade ou depressão, não hesite em pedir ajudar. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que você consiga falar sobre o que sente.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. É só discar 188 de qualquer telefone ou clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá,
Eu posso te ajudar?