skip to Main Content
(84) 99105-5087 contato@clinicaaisimedeiros.com.br
Porque A Cor Amarela Foi Escolhida Para Representar A Campanha Setembro Amarelo?

Porque a cor amarela foi escolhida para representar a campanha setembro amarelo?

Como já dito em posts anteriores, setembro é o mês dedicado a campanha Setembro Amarelo, tendo o dia 10 como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E muitos se perguntam o motivo de terem escolhido a cor amarela para representar a causa.

Em 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme, que morava com os seus pais em Westminster, cidade no Colorado, nos Estados Unidos, se matou dentro de seu Ford Mustang 1968. O Mustang, segundo os amigos de Mike, era seu principal passatempo, e Mike o reformou e pintou de amarelo.

O adolescente cometeu suicídio por não saber pedir ajuda. No dia do ocorrido ele deixou um recado pedindo para que seus pais não se culpassem pelo o que ela havia feito, e quando encontraram o bilhete. Depois de sua morte foi descoberto que Mike tinha sinais de depressão e não estava sabendo lidar com um término de um namoro.

Por isso, durante o enterro, os pais Dale e Darlene Emme distribuíram cartões com fitas amarelas para todos os que estavam presentes. No cartão estava escrito a frase “se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”.

Uma pessoa que estava no funeral espalhou os cartões pela cidade, e em semanas os pais de Mike começaram a receber ligações pessoas de todo o estado pedindo ajuda. Pouco tempo depois a iniciativa ganhou repercussão nacional.

Desde então começaram várias campanhas de prevenção pelo mundo, e em todas, a cor amarela é usada para representar a campanha a fim de homenagear Mike Emme.

Precisou de ajuda? Ligue 188.

Caso você esteja passando por um momento difícil, com pensamentos obscuros, tendo crises de ansiedade ou depressão, não hesite em pedir ajudar. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que você consiga falar sobre o que sente.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. É só discar 188 de qualquer telefone ou clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá,
Eu posso te ajudar?